terça-feira, 23 de junho de 2009

Perguntas frequentes

1 - O que é a Ordem DeMolay?

A Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo, de fins filosóficos e filantrópicos, já tendo iniciado desde de sua origem, mais de 2,5 milhões de jovens. É considerada pela ONU, como organização não-governamental (ONG) de importância fundamental, pois trabalha alicerçada na máxima de que "educando-se o jovem estaremos nos eximindo da tarefa de ter que castigar o adulto". Fundada em 18 de março de 1919 em Kansas City, Missouri, objetiva formar jovens de 12 a 21 anos de idade, melhores cidadãos e líderes através do fortalecimento da personalidade e do desenvolvimento de virtudes indispensáveis para a boa conduta social. Os ensinamentos da Ordem orientam seus membros a se dedicar à felicidade de seus semelhantes, não só porque a razão e a moral lhes impõem tal obrigação, mas também porque esse sentimento de solidariedade os faz irmãos.

2 - Como surgiu a Ordem?
Seu fundador, Frank Sherman Land, na condição de maçom ativo, obteve o apoio da instituição no âmbito de patrocínio e auspício para a Ordem DeMolay, que dessa forma herdou muito das características maçônicas. Em 1980 alcançou o Brasil, onde em 16 de agosto do mesmo ano se deu a fundação e instalação do Primeiro Capítulo no Brasil. Em 12 de abril de 1985 foi fundado e instalado o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, o quinto existente no mundo, com sede na cidade de Rio de Janeiro, através do Tio Alberto Mansur, dando inicio à edificação da Ordem no país.

3 - Quem foi Jacques Demolay?


Jacques DeMolay, foi um expedicionário das cruzadas, no século XIV. Ultimo Grão-Mestre da Ordem dos Templários, foi queimado no poste por não trair, revelando os nomes de todos os seus irmãos e seguidores. Do seu exemplo, a Ordem DeMolay aprendeu a lição da importância da honestidade, da lealdade e do amor fraterno. Nós reverenciamos sua memória e tentamos viver nossas vidas baseadas nestes princípios, ideais com os quais qualquer jovem deve conviver.

4 - Deus na Ordem Demolay


A Ordem DeMolay não é nenhuma religião e nem professa nenhum credo religioso. A segunda de nossas Sete Velas simboliza a "Reverência pelas Coisas Sagradas". A nós, cabe o respeito a todos os credos e objetos sagrados de todas as religiões, considerando que todas professam determinadas verdades eternas, que devem merecer nossa atenção. Nas cerimônias de Iniciação, nós prestamos nosso juramento sobre o Livro Sagrado de nossa religião, onde cada um de nós julga existirem as verdades de nossa fé. Aqui no Brasil, por ser um país predominantemente católico, é fundamental a utilização da bíblia aberta em todas as reuniões. A Ordem DeMolay abomina o ateísmo proveniente da descrença e ignorância, bem como qualquer deturpação religiosa que venha degradar espiritualmente o ser humano e/ou torná-lo escravo de seu próprio mundo, através do fanatismo. Comumente nós DeMolays referimo-nos a Deus como Pai Celestial, sendo assim em todos os Capítulos do mundo. Este tratamento é tão antigo quanto à origem da Ordem e possui um profundo significado Iniciático.

5 - Propósitos da Ordem

Os propósitos da Ordem DeMolay são muitos: sociais e de caráter construtivo. Pode-se dizer que as atividades são variadas, sempre com algo para todos. Na Ordem DeMolay o jovem é encorajado a se expressar e fazer suas opiniões conhecidas; falar com outros jovens e discutir problemas comuns à juventude e a cada um é o primeiro passo. Também na Ordem DeMolay, o jovem será ajustado a se tornar um tipo de pessoa que será um crédito para a sociedade, não por ser forçado a isso, mas porque sentirá uma vontade própria porque essa é a coisa certa a fazer, como homem ou como DeMolay. Com as pressões de hoje sobre o jovem e as exigências postas sobre eles, cabe-lhes o direito de serem chamados de jovens, e como resultado, o mundo tem o direito de esperar que eles conduzam suas vidas de acordo. A Ordem DeMolay tem o poder de alistar jovens de bons princípios, e transformá-los em verdadeiros líderes, dando-lhes os ensinamentos e leis diárias para dirigir os rumos de suas vidas e até da sua nação. Cada novo DeMolay é um líder em potencial; falta-lhe o devido treinamento.

6 - Como um jovem se qualifica para se tornar um DeMolay?

Para adentrar a esta grandiosa organização de jovens, que é a Ordem DeMolay, o jovem precisa ser uma pessoa de boa moral e limpidez, ter como objetivo sua melhora mental, espiritual e filosófica e querer ajudar a sociedade.

7 - O Que A Ordem Demolay fará por ele?
A Ordem DeMolay criará no coração destes jovens um certo orgulho que lhes dará uma autoconfiança insuperável. Um Jovem DeMolay tem entusiasmo, tudo que um DeMolay faz é aceito com entusiasmo. Excitação e ação, são caminhos da vida de um DeMolay, que faz tudo o possível para se tornarem o número um. Na Ordem DeMolay, amor fraterno é enfatizado por completo porque não é errado amar a um irmão, respeitar e sentir-se próximo a ele. DeMolay é um negócio pessoal para o jovem , que pode esperar uma verdadeira irmandade, aquele sentimento mágico ao saber que há alguém que realmente se preocupa com ele, como pessoa e como irmão, alguém com quem falar, com quem compartilhar bons e maus momentos.

8 - ÉTICA DeMolay

Um DeMolay serve a Deus;
Um DeMolay honra todas as mulheres;
Um DeMolay ama e honra seus pais;
Um DeMolay é honesto; Um DeMolay é leal a ideais e amigos;
Um DeMolay executa trabalhos honestos; Um DeMolay é cortês;
Um DeMolay é sempre um cavalheiro;
Um DeMolay é um patriota tanto em tempo de paz quanto em tempo de guerra;
Um DeMolay sempre permanece inabalável a favor das escolas públicas;
Um DeMolay é o orgulho de sua Pátria, seus pais, sua família e seus amigos;
A palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança;
Um DeMolay, por preceito e exemplo, deve manter os elevados níveis aos quais ele se comprometeu.

9 - De onde surgiu o nome DeMolay?

Para conhecedores da História Geral, existem pontos que ficam gravados na memória pela força que certos fatos evidenciam a própria história. Um deles foram às cruzadas. As cruzadas, criadas com o fim específico de defender a Terra Santa e Lugares Sagrados, foram organizadas pelos Cavaleiros Templários. A Ordem dos Templários era formada de varões probos e de grande valentia, onde seus integrantes eram escolhidos entre os melhores cavaleiros que se declaravam castos e celibatários para que melhor pudessem exercer funções nos mais diversos lugares. A Ordem dos Templários tinha sua organização hierárquica perfeita; seu último Grão-Mestre foi Jacques DeMolay, que por não revelar os nomes de todos os seus irmãos, os Cavaleiros Templários, foi morto na fogueira por ordem da Inquisição e do Rei de França Felipe, o Belo, no século XIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário